terça-feira, 22 de julho de 2014

Seis dicas para tirar fotos legais pelo celular




     Hey pessoas! - Finge que eu escrevi uma coisa bem bacana aqui dizendo que fotografia é muito legal e que eu amo fotografia, e que mesmo não tendo uma câmera profissional, dá sim pra tirar uma foto maneira, que não é muito interessante entrar no instagram/facebook de uma pessoa e ver apenas Selfies, e que... sei lá, que eu fiz um texto bem bonito sobre a importância da fotografia no universo celestial galaxiar do planeta cósmico das lentes das câmaras dos deputados federais e estaduais civis da vida. (oi, eu sou o Evanilson e nunca vi o Brasil ganhar a copa e são quase 2 horas da manhã, e eu estou com sono, então...)

     Mas vamos lá. O que eu vim fazer aqui? Tentar ajudar você a começar a tirar umas fotos bacanas, porque nem sempre é bom postar uma foto de sei lá... uma comida (a primeira coisa que veio à cabeça - coisa de gordo.) do mesmo jeito né? ás vezes é meio "descriativo". Então eu vou dar algumas dicas que "aprendi" e tô levando pra o meu dia-a-dia (ou instagram).

     Só pra esclarecer: (1) Eu não sou fotógrafo, muito menos tiro fotos super bacanas, mas sou um amante dessa "arte", então resolvi compartilhar com vocês essas dicas. E (2)... Só o 1 tá bom.


     ONE- Regra dos terços
     (Não se assuste, é a única "regra" que tem aqui, e claro que você não vai usar ela pra todas as suas fotos né...).
    Sabe aquela grade que tem na câmera do celular, nas configurações originais dele, e que você tira logo porque te dá uma agonia? É amigo(a), ela não está ali só pra atrapalhar. 

     Vou tentar explicar o que aquela grade tem a ver com a regra dos terços - tem tudo, na verdade

     Comofas?
     Imagino que você pensou que era uma coisa tipo... muito difícil, mas não. É bem simples.
     Na regra dos terços a gente divide a imagem em 9 quadros (duas linhas horizontais, duas verticais). A única coisa que você vai fazer é colocar o que você está fotografando (o assunto principal da foto) onde essas linhas se cruzam, isso deixará a sua foto mais "equilibrada". Se sua foto tem linhas, como um horizonte numa paisagem, o ideal é que você as coloque na mesma altura dessas linhas horizontais, o que também deixa a imagem mais equilibrada.
   Aqui vão alguns exemplos (nem sempre fotografo pensando nessa regra; pra falar a verdade, quase nunca):





     
     TWO- Minimalize!
     Tá, não posso tá falando muito desse assunto, porque, apesar de adorar fotografias minimalistas, eu não consigo fazer muitas assim. Mas vai que você consegue né? Não é difícil, só que eu não sou bom nisso.
     Pelo menos em minhas (poucas) fotos que tem esse "tipo", eu deixo apenas o que quero mostrar mesmo na imagem. Gosto de fotografias meio "Dark", então, quando tiro fotos assim, eu entro no meu quarto, apago as luzes, e ligo a lanterna/luminária/abajur. Vai aí algumas fotos "minimalistas":




                   



     THREE- Olha mãe! Uma pedrinha!
     Quer fotografar legal? Uma dica é fotografar coisas que se passam despercebidas do nosso olhar, coisas que achamos, sei lá... sem graça ou que nunca pensaríamos em tirar uma foto daquilo e colocar no nosso insta. Um fotógrafo tem que ter um olhar de criança (vi isso numa videoaula, achei interessante, kk), não ver o que todos veem ("ver" no sentido de perceber aquilo e pensar: "ah cara, que maneiro, vou tirar um selfie com isso"), mas o que uma criança pequena acha legal, como um bichinho pequeno ou uma folha qualquer.

     Abra os olhos! Fui fazer uma trilha e, caramba, mesmo morrendo, cortado e outras cositas mais, acho que percebi muito mais coisas que qualquer uma pessoa ali. A fotografia abre a sua mente, e te deixa com mais percepção À tudo que se passa ao seu redor.





     FOUR- O medo do "Crop"

     



     É, eu sei que dá uma aflição cortar fotos porque você não sabe se vai dar certo, se vai tirar alguma parte talvez importante da imagem ou coisa assim, mas tá, precisamos arriscar. Olha só como às vezes dá certo (pelo menos pra mim):




                    
     FIVE- Perspectiva
     Assim como nas nossas fotos feat. selfies, também não é legal sempre tirar fotos de coisas ou paisagem do mesmo jeito. A gente faz um monte de poses diferentes na frente do espelho pra nossas fotos não saírem iguais né? A mesmo coisa é com todas as outras fotos. Procure ângulos diferentes, brinque com os objetos, com a câmera, fotografe silhuetas, ponha uma lupa - lente de aumento - na frente da câmera (eu adoro fazer isso! kkk). Enfim, crie!






     SIX- Fotografe pessoas e natureza
     Duas coisas bonitas pra tirar foto: Pessoas e a natureza, eu particularmente acho lindo fotografias "urbanas", ou de pessoas mesmo (adoro o movimento das pessoas andando, e se você deixar a imagem P&B, fica... divina!), Não gosto muito de fotografias de natureza, nem sou muito de fotografar isso. Mas o bom dessas fotos é que você não edita muito os "defeitos" das pessoas/plantas/animais/outros nem nada, o que você mais se preocupa é com o efeito e etc... (pelo menos eu), então aí estão mais algumas fotos:





   Então é isso guerreiro(a), parabéns de novo por ainda estar lendo até aqui, espero que tenha curtido essas dicas véias chatas, não se esqueça de divulgar o blog pra os seus amigos, nem de estar sempre acompanhando todas as publicações, até a próxima, valeuuu! ;)


2 comentários:

Instagram